Institucional

Homem olhando para o horizonte.

O Núcleo Espírita de Filosofia e Ciências Aplicadas (NEFCA) é uma associação para fins não econômicos, que valoriza os aspectos filosóficos e científicos aplicados na Doutrina Espírita, conceitos que tem sido esquecidos ou distorcidos pelo movimento espírita atual. Além de promover o esclarecimento dos princípios espíritas, fundamentados em uma metodologia de aferição, o NEFCA incentiva o fomento à pesquisa cientifica em aproximação com o academicismo e metodologias convencionais, priorizando a divulgação do Espiritismo dentro de um contexto de pureza, sem desvios provenientes de misticismos e sincretismos, retomando sua credibilidade e compreensão geral.

A Home Page do NEFCA, estruturada com diversos artigos resultantes de nossa produção filosófica, se destina a todos que se interessem pelo assunto, mesmo que para contestar ceticamente, pois muitas informações serão aqui exaradas e devem ser comprovadas ou refutadas. Discernimento, comprometimento, pró-atividade, seriedade, senso crítico, espírito investigativo, e essencialmente a responsabilidade intelectual, são valores com os quais o NEFCA se preocupa em manter, seja para seus membros como para todos que tenham o objetivo de se aprofundar no conhecimento do Espiritismo e transmiti-lo com segurança.

_______________________________________________________________________________

O NEFCA é composto por voluntários de variadas formações e em diferentes localidades no Brasil e no mundo. Organizado internamente, o NEFCA se divide em Diretoria e departamentos de Comunicação, Ciência, Filosofia e Educação.