Contribua conosco

Diversas mãos levantadas.

O Núcleo Espírita de Filosofia e Ciëncias Aplicadas (NEFCA) é uma associação para fins não econômicos, que valoriza os aspectos filosóficos e científicos aplicados na Doutrina Espírita. Fundado em 2010, o NEFCA tem como objetivo principal a pesquisa, o ensino e a extensão de projetos relacionados à Doutrina Espírita.


Compromisso com a Doutrina Espírita

Encontro Nacional do NEFCA.

O NEFCA vem trabalhando continuamente para atingir seus objetivos com seriedade. Para isso, o NEFCA conta com voluntários espalhados pelo Brasil e pelo mundo que dedicam parte de suas vidas por esta causa. Nosso compromisso é com a Doutrina Espírita, sempre buscando: a restauração da metodologia cientifica espírita, o Controle Universal dos Ensinos dos Espíritos, nos moldes concebidos pela codificação, para aferição de informações do plano espiritual, quando couber;  a aplicação de metodologia científica e de princípios consagrados pela ciência acadêmica para obtenção de novos dados e informações sobre o plano espiritual; o Estimulo ao pensamento e produção filosófica como decorrência das novas informações obtidas; a valorização e defesa da codificação doutrinária espírita e de seus princípios e estimulo ao seu pleno conhecimento; entre outros que compõem a base sólida desta Instituição.


A busca contínua de projetos 

O NEFCA possui em seu estatuto cinco finalidades principais que dão a orientação de todos os seus projetos. São elas:

I. Estudar os fenômenos relativos às manifestações espirituais e sua aplicação às Ciências Humanas e Naturais;
II. Promover, subsidiar, auxiliar e executar programas de desenvolvimento do ensino, da pesquisa, da cultura, da ciência e da tecnologia nas áreas de atuação da Doutrina Espírita, de conformidade com os axiomas básicos contidos em suas obras de codificação;
III. Assessorar o intercambio de produtos, processos, serviços e metodologias desenvolvidas no âmbito da associação;
IV. Atuar como interveniente entre os órgãos de pesquisa e de fomento, associações científicas, fundações, empresas e instituições, laboratórios, setores de desenvolvimento de projetos científicos e seus afins, no propósito de facilitar inter-relações de todo e qualquer cunho com terceiros, de natureza pública ou privada, nacional ou internacional;
V. Promover a ética, a paz, a cidadania, os direitos humanos, a democracia e outros valores universais.

Através destes objetivos O NEFCA busca continuamente novos projetos que possam promover a Doutrina Espírita em todos os seus aspéctos. Há muito o que fazer e o NEFCA não desistirá de seus objetivos em prol do Espiritismo. 


Recursos financeiros

Três membros do NEFCA em um momento de descontração.

Para financiar os projetos em andamento, o NEFCA conta com contribuições financeiras realizadas pelos próprios membros (vide Estatuto). Porém muitas vezes os valores arrecadados não são suficientes e muitos projetos acabam sendo prejudicados. Por isso, se você se identifica com a Doutrina Espírita, nosso trabalho, metodologia e ideologia, você pode contribuir financeiramente com os projetos que desenvolvemos. Em breve disponibilizaremos uma interface para que você realize a sua doação. Aguarde novidades em breve.